/ Auditoria Independente – como funciona

06/04/2017 às 17:48

Auditoria Independente – como funciona

A auditoria independente das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a adequação com que estas representam a posição patrimonial e financeira, o resultado das operações, as mutações do patrimônio líquido e as origens e aplicações de recursos da entidade auditada, consoante as Normas Brasileiras de Contabilidade e a legislação específica no que for pertinente.

Uma auditoria independente das demonstrações contábeis é capaz de analisar a posição patrimonial e financeira da empresa, com o objetivo de garantir ao mercado e à própria companhia, que estas informações encontram-se livres de erros materiais. Desta forma, atuamos de forma completa, conciliando a posição patrimonial e financeira, com a análise do contexto do negócio, sua estratégia e objetivos, proporcionando solidez ao ambiente desses negócios.

Veja abaixo outras áreas da auditoria:
Auditoria Interna
Garantir a segurança e a qualidade nas transações é tarefa fundamental para qualquer empresa de alto desempenho. Neste sentido, nosso departamento de auditoria interna tem por finalidade desenvolver e executar um plano de ação que auxilie a organização a alcançar seus objetivos, adotando uma abordagem sistêmica e disciplinada para a avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gerenciamento de riscos. Tudo isso, com o objetivo de agregar valor e melhorar as operações e resultados das organizações.

Adequação ao IFRS
A sanção da Lei 11.638/2007 do Governo Federal, que altera uma série de dispositivos da Lei 6.404/1976 (popularmente conhecida como Lei das Sociedades por Ações), assim como a aprovação dos pronunciamentos técnicos emitidos pelo Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), além de outros órgãos reguladores, trouxe uma série de desafios às empresas, em virtude da necessidade de adequação aos novos conceitos adotados. Para auxiliá-lo nesta transição, dispomos de uma equipe altamente qualificada, com domínio do novo padrão global de contabilidade (conhecido como IFRS – na sigla em inglês, International Financial Reporting Standards) e experiência em empresas multinacionais.

Due Diligence
Processo especializado de investigação e auditoria nas informações da empresa, o trabalho de Due Diligence é fundamental para confirmar os dados disponibilizados aos potenciais compradores ou investidores, e possui variações definidas conforme a natureza ou a especificação do negócio/projeto. Este trabalho deve identificar, quantificar e valorar os ativos e passivos da empresa, oferecendo maior segurança para compradores, acionistas e investidores.

Auditorias Específicas
Com o objetivo de apresentar conclusões, críticas e orientações avalizadas sobre procedimentos aplicados ao exame de registros, demonstrações e quaisquer informes ou elementos de consideração contábil e fiscal, nossa equipe está preparada para atendê-lo nos mais diversos escopos de trabalho, realizando revisões fiscais, tributárias, trabalhistas, prestação de contas, entre outros.

Perícias Contábeis
Pela definição da Norma Brasileira de Contabilidade, a perícia contábil é o “conjunto de procedimentos técnicos, que tem por objetivo a emissão de um laudo sobre questões contábeis, mediante exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento, avaliação ou certificado.” A Critério possui uma área de perícia composta por profissionais experientes e capacitados.

Facebooktwittergoogle_pluslinkedinmail